VOLTA ÀS AULAS: SEUS FILHOS ESTÃO PREPARADOS?

Chegou a hora de retomar a rotina e voltar às aulas. Preparar o material escolar é uma das prioridades. Vamos ao check list:

  • Caderno
  • Lápis de cor
  • Lápis para escrever
  • Canetas
  • Papel

E por aí vai…

Mas, você já parou para pensar que iniciar os estudos também é uma experiência emocional para as crianças? É verdade.

Além de preparar os pequenos para a vida acadêmica, a escola também auxilia o aluno a viver em sociedade e traz reflexos psicológicos e emocionais.  

Ainda não tinha pensado nisso? Então, tente se lembrar de quando você estava na escola. Lembra dos desafios? Lembra de quando aprendeu a escrever as primeiras letras? De como conseguiu socializar com mais facilidade com algumas pessoas e com outras não?

Lembra de como foi difícil ficar sem seus país nos primeiros dias, mas depois se acostumou e ficou tudo bem?

Pois é, apesar de não parecer, a volta às aulas é um assunto muito mais importante do que se imagina.

QUAIS BAGAGENS EMOCIONAIS NEGATIVAS A VOLTA ÀS AULAS PODE TRAZER?

Volta às aulas e sua bagagem emocional

Você sabia que a depressão afeta entre 1% e 2% das crianças na pré-escola e até 8% dos adolescentes? Sim, crianças também tem depressão.

Além disso, os pequenos também podem ser acometidos por crises de ansiedade, TDHA, entre outros transtornos.

Tais problemas tendem a se desenvolver na infância e, muitas vezes, se tornam bagagens pesadas que são carregadas durante toda a vida adulta.

Na escola, a criança aprende a ter confiança, começa a socializar, identifica suas habilidades e é incentivado a ser um cidadão de bem.

Mas, ela também pode assimilar, mesmo que inconscientemente, que não é capaz de resolver seus problemas, que precisa dos pais para tudo, que as pessoas não gostam dela e que jamais irá se destacar na vida.

Como? com situações simples do cotidiano, por exemplo, não conseguir executar as tarefas pedidas e se sentindo envergonhado, errar em alguma brincadeira e ser motivo de risadas das demais crianças, não receber a atenção devida dos professores…

Essas são apenas algumas situações que trazem feridas emocionais. A boa notícia, é que você pode impedir que isso aconteça e, é claro, eu estou aqui para te ajudar também. 

VOLTA ÀS AULAS: EMOÇÕES EDUCATIVAS!

Volta às aulas: como transformar em uma experiência emocional marcante?

Coisinhas mínimas podem trazer marcas emocionais nos pequenos. Por exemplo, você costuma preparar a lancheira para a hora do recreio? Provavelmente sim.

Costuma colocar tudo em lindos potinhos? Se a resposta é sim, certifique – se de que essas embalagens podem ser facilmente abertas pelas crianças.

Parece simples, mas a sensação de abrir seus alimentos sozinho pode trazer confiança e, com isso, a sensação de estar amadurecendo. Isso afeta diretamente em como ela vai enfrentar os demais desafios da vida.

Ainda falando sobre alimentação, que tal colocar uma fruta a mais ou um lanchinho sobrando para incentivar as boas ações? Talvez um coleguinha não tenha levado um lanche gostoso, mas seu filho vai ter a oportunidade de dividir. Só neste momento já temos duas grandes oportunidades de formação de caráter: empatia e solidariedade, e a outra criança vai ver que o mundo é um lugar legal e que as pessoas se preocupam com ela.

A volta às aulas também pode ser uma oportunidade de mostrar aos filhos que eles são incríveis, mesmo não tirando uma nota boa ou não entendendo toda a matéria.

Afinal, eles estão começando uma nova etapa e isso traz um certo nervosismo, pressão, ansiedade e muito mais.

Se, a cada tropeço, ele se sentir preso, acuado e com medo de mostrar os resultados a você, há uma grande chance de que essa criança se torne triste, desacreditada e sem expectativas, pois sempre vai acreditar que é um fracasso e nunca consegue fazer nada direito.

Então, se ele chegar com dúvidas em casa, sente – se ao seu lado, converse, tente explicar de uma forma amigável e mostre que dificuldades são normais, mas que ele terá de aprender a lidar com elas.

E, principalmente, mostre que ele/ela é capaz de fazer isso.

VOLTA ÀS AULAS: OPORTUNIDADE PARA IDENTIFICAR SUAS BAGAGENS EMOCIONAIS

Além de mudar o rumo das emoções dos seus pequenos, você pode aproveitar para rever as suas bagagens emocionais!

Todos passamos pelas mesmas situações na volta às aulas e talvez (talvez) você tenha passado por situações na escola que o deixaram marcado.

Algumas das suas atuais crenças se formaram nesse período da vida e há uma grande chance de que você nem se lembre disso.

Um caso comum é a ansiedade. Muitas pessoas, quando crianças, se sentiam extremamente pressionados na época da escola e, por isso, ficavam ansiosos demais para o primeiro dia de aula, para saber como seriam os professores, fazer amigos e tudo mais.

Essa pequena e discreta ansiedade no início da vida social vai se arrastando e crescendo até se tornar um transtorno na vida adulta.

Sem falar na necessidade de reclusão, que também costuma aparecer na infância.

Mas, sobre a bagagem emocional da vida adulta, eu tenho um artigo especifico que você pode ler aqui.

VOLTA ÀS AULAS COM BOAS NOTÍCIAS!

Eai, gostou do artigo de hoje? Espero que sim!

Sou pai e entendo a preocupação que temos com nossas pequenas heranças. Tive a ideia de escrever este texto justamente enquanto me preparava para a volta às aulas dos meus pequeninos.

Escrevi com todo amor para realmente abrir os seus olhos para esse assunto tão importante.

Além disso, também quero te convidar para conhecer um pouco mais do meu trabalho. Escrevi um ebook que fala sobre como lidar com as emoções para alcançar o sucesso.

Eu acredito, fielmente, que o controle e a compreensão das emoções é a chave para alcançar todas as metas a vida.

Estou disponibilizando, por tempo limitado, este ebook de forma GRATUITA!

É só clicar aqui!

Depois de ler e pôr em prática as dicas do ebook, volte aqui e me conte o que achou, tá bom?

Um beijo no seu coração, do Jardineiro Sonhador! 

Compartilhar com seus amigos...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Google+
Google+
Share on LinkedIn
Linkedin
Share on Whatsapp
Whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *